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Golpes contra o consumidor: Como se prevenir e pedir seus direitos


Golpes contra o consumidor: Como se prevenir e pedir seus direitos


A internet trouxe uma realidade conflitante para muitos consumidores. Por um lado, traz uma praticidade como nunca antes. Remédios, comida, roupas. Hoje tudo pode ser comprado sem sair de casa. Por outro lado, todavia, também trouxe perigos. E por isso alertamos você sobre os golpes contra o consumidor.


As causas mais comuns de golpe contra o consumidor são: Golpe do WhatsApp, Clonagem de número de telefone, Clonagem do cartão de crédito, Uso indevido ou falsificação de documentos, Fraude em financiamento, Compras online em sites falsos;


Como evitar golpes contra o consumidor?

Existem muitos perigos na internet, seja pelo computador ou pelo celular. Todavia, algumas ações aumentam ou diminuem a sua proteção.


Portanto:

1. Evite visitar sites suspeitos e, principalmente, inserir dados neles. Alguns sites infectam seu computador ou celular na primeira visita. E deixam seu sistema, dessa forma, vulnerável.


2. Evite clicar em links estranhos ou abrir e-mails incomuns, mesmo que tenham sido enviados por familiares, amigos e pessoas de confiança;


3. Pesquise sobre as lojas em que vai fazer compras online, seja a compra realizada por WhatsApp ou direto pelo site. Pergunte para conhecidos, confira as redes sociais dessas lojas, pesquise no Reclame Aqui, confirme a existência da empresa e o CNPJ.


4. Utilize programas de segurança, como antivírus.


5. Utilize as medidas de segurança disponibilizadas pelos aplicativos.


6. Não forneça suas senhas ou dados para desconhecidos, por mais que o pedido pareça genuíno.


Enfim, seja prudente. Por mais que os seus direitos sejam protegidos, evitar golpes é sempre a melhor saída.


Fonte MIGALHAS

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